PROINTE - Programa de Integração Estudantil


Período de - Realização:
30/09/2019 a 20/12/2019

Carga Horária: 24 horas

Vagas: 600 (Há 106 vagas disponíveis)

Período de Inscrições:
09/09/2019 a 04/10/2019

Taxa de Inscrição: Gratuito

Inscrições Encerradas







Proponente: PROINTE - Programa de Integração Estudantil em parceria com o NEAD - Núcleo de Educação a Distância da UEM

Público alvo: Acadêmicos dos cursos de graduação das extensões e dos cursos a distância da UEM

PROINTE O que é o PROINTE: O PROINTE – Programa de Integração Estudantil, criado em fevereiro de 2015, por meio do Ato Executivo 001/2015-GRE-UEM, caracteriza-se por suas atividades de ensino, de extensão e de serviço de suporte acadêmico aos estudantes e tem a finalidade de desenvolver ações no âmbito pedagógico, integrando professores, acadêmicos e a comunidade externa. Nesse contexto, um dos objetivos do PROINTE consiste em oferecer subsídio, aos acadêmicos desta Universidade, durante a formação acadêmica.

As oficinas do PROINTE: As Oficinas são ofertadas em quatro áreas: Francês Instrumental, Inglês Instrumental, Língua Portuguesa e Matemática Básica. Não há necessidade de qualquer tipo de pré-requisito para se inscrever em qualquer uma das quatro oficinas oferecidas. As oficinas têm duração de 24 horas e são emitidas declarações de participação para os que concluírem o curso com, no mínimo, 75% de frequência, e atenderem o cumprimento mínimo das tarefas.

A Oficina de Língua Portuguesa trabalha com a leitura, a interpretação e a produção de textos em Língua Portuguesa. Os participantes têm a oportunidade de produzirem textos que são corrigidos e comentados pelos preceptores, sob a orientação do professor coordenador. Nessa dinâmica, também se exploram a gramática e a semântica envolvidas nos textos trabalhados.

As Oficinas de Inglês e Francês Instrumental objetivam capacitar o estudante à identificação e compreensão de textos científicos, ao mesmo tempo em que se aprimora o vocabulário e as noções da gramática.

A Oficina de Matemática básica trabalha a resolução de exercícios envolvendo noções básicas de aritmética, álgebra e geometria, que constituem o alicerce do pensamento lógico-formal de diversas áreas do conhecimento.

No 2º semestre de 2019, o PROINTE está ofertando, com apoio do NEAD, oficinas online por meio da Plataforma Moodle, aos acadêmicos matriculados nos cursos de graduação das extensões e nos cursos a distância da UEM. Ao efetuar a inscrição, o acadêmico deverá escolher apenas uma das oficinas ofertadas. Podendo, se desejar, inscrever-se em outras oficinas, nos próximos semestres.


  1. Francês Instrumental - Carga Horária: 24 horas – Vagas: 150

    Coordenadora/supervisora: Profa. Dra. Ana Paula Guedes
    Preceptores: José Emanuel Pereira e Raissa Heloina da Silva Oliveira



    Conteúdo Programático:
    • Estratégias de leitura;
    • Compreensão de textos;
    • Estudos de aspectos gramaticais e semânticos que possibilitem ao aluno manusear textos em língua francesa.

    As Oficinas de Língua Francesa ofertadas pelo Prointe objetivam preparar o participante para a leitura de textos em Língua Francesa. O instrumental de leitura procura condicionar o aprendiz a depreender o sentido geral do texto, identificar suas partes principais e, finalmente, estudar alguns pontos discursivos e ou gramaticais essenciais para a compreensão da linguagem empregada. Os textos utilizados são os da esfera jornalística e de várias áreas do conhecimento; todos são extraídos de fontes autênticas da Língua Francesa. Portanto, ao participar da Oficina de Língua Francesa, o indivíduo estará preparado para a leitura de diversos textos, e consequentemente seu aprendizado futuro da língua em outras habilidades (falar, escrever e ouvir) também será facilitado devido ao seu conhecimento sobre a estrutura da Língua Francesa e de seus vocabulários. Ressaltamos que as oficinas do módulo I são destinadas para participantes que não possuem nenhum conhecimento sobre a Língua Francesa, visto que partimos sempre do nível iniciante.


  2. Inglês Instrumental - Carga Horária: 24 horas – Vagas: 150

    Coordenadora/supervisora: Profa. Ms. Célia Regina Lessa Aleixo Devico
    Preceptores: Débora Louize Pleins Ferraz e Inaiá Silva Gonçalves



    Conteúdo Programático:
    • Estratégias de leitura;
    • Compreensão geral de textos;
    • Estudos de aspectos gramaticais e semânticos.

    As Oficinas de Inglês Instrumental ofertadas pelo Programa de Integração Estudantil têm por objetivo instrumentalizar o aluno para a leitura e a compreensão de textos em Língua Inglesa. No módulo I, os participantes terão acesso a textos de várias esferas de conhecimento, contemplando, dessa forma, alunos de todos os cursos da Universidade. O conteúdo programático trabalhado nas oficinas é dividido da seguinte forma: níveis de leitura (compreensão geral e detalhada dos textos); estratégias de leitura (antecipação, skimming, scanning, uso de dicionário, dentre outras) e aspectos gramaticais e semânticos pertinentes aos textos estudados. A participação nas oficinas contribuirá para formação de um aluno-leitor autônomo, apto para lidar com textos em inglês, mesmo que não domine as outras habilidades da língua.


  3. Língua Portuguesa - Carga Horária: 24 horas – Vagas: 150

    Coordenadora/supervisora: Profa. Dra. Eliana Alves Greco
    Preceptores: Amanda Carvalho Arêas e Bruno Barra da Silva



    Conteúdo Programático:
    • Produção de textos;
    • Resumo;
    • Coesão e coerência textuais;
    • Estrutura do parágrafo;
    • Noções básicas de gramática.

    As Oficinas de Língua Portuguesa trabalham a prática de leitura e de produção de textos, evidenciando os gêneros discursivos pertencentes à esfera acadêmica. As Oficinas têm como objetivos aprimorar as habilidades de leitura e de produção de textos do aluno; promover a reflexão sobre diferentes aspectos da Língua Portuguesa, além de contribuir para que o aluno reflita sobre seu próprio texto. Nesse sentido, contemplam o estudo da coesão e da coerência textuais, da estrutura do parágrafo, da argumentação, da paráfrase, do resumo, da resenha, bem como do estudo de diferentes tópicos gramaticais, a partir do contexto de produção de leitura e de escrita de textos. Durante as Oficinas, os alunos terão a oportunidade de realizar estudos teóricos sobre os pontos que serão abordados, de fazer diferentes atividades para a fixação dos conteúdos e de produzir textos, os quais serão corrigidos pelos preceptores. Nesse momento, os alunos poderão refletir sobre suas dificuldades de escrita e reescrever seus textos com o auxílio dos preceptores.


  4. Matemática Básica - Carga Horária: 24 horas – Vagas: 150

    Coordenadora/supervisora: Profa. Dra. Luciene Parron Gimenez Arantes
    Preceptores: Wellington Rodrigues Emidio e Maria Elena de Oliveira Valentim



    Conteúdo Programático:
    • Tópicos básicos de aritmética e álgebra;
    • Funções reais de variáveis reais;
    • Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares;
    • Relações e Identidades trigonométricas.

    Considerando as diversas dificuldades enfrentadas pelos estudantes de todas as áreas nos conhecimentos básicos de matemática, a Oficina de Matemática Básica oferece um programa que contempla tais dificuldades, por meio de problemas que são discutidos e resolvidos nas aulas, com o auxílio de um preceptor, sob orientação de um professor da Matemática. A oficina se destina a todos os interessados que concebem a importância da matemática básica, tanto para a vida acadêmica quanto profissional e social. A interação com diversos estudantes, durante a oficina, é essencial para o acompanhamento das aulas, proporcionando motivação para o estudo da Matemática e ressignificação dos conhecimentos aprendidos na educação básica. Nesse sentido, não se trata de um reforço escolar, mas, sim, de aprimorar os conhecimentos e aplicá-los em diversas áreas. O estudo da Matemática se torna interessante e prazeroso, na medida em que percebemos sua característica desafiadora, sua clareza nas definições e propriedades e que os conhecimentos produzidos podem repercutir em diversas áreas e até mesmo na Matemática. Mesmo aqueles que não tiveram uma identificação especial com Matemática durante a escolarização básica, podem se identificar com a Matemática Universitária, pelo conhecimento de novos objetos, métodos e pontos de vista.


Condições mínimas para emissão de Declaração:
  • assistir 75% da carga horária total de aulas gravadas;
  • cumprimento de, pelo menos, 75% das tarefas propostas.


Observação:

Na inscrição, o acadêmico terá que escolher apenas 1 (uma) oficina.


Taxa de Inscrição: O curso é gratuito