XIII – Seminário de Pesquisa em Letras (XIII SPLE) e II Encontro de Egressos

Período de Realização:
11/11/2020 a 13/11/2020

Carga Horária: 28 horas

Vagas: 300 (As vagas estão esgotadas)

Período de Inscrições:
01/10/2020 a 11/11/2020

Taxa de Inscrição: Gratuito

Inscrições Encerradas

Proponente: Programa de Pós-Graduação em Letras (CCH/UEM)

Público alvo: Alunos do PLE, alunos da graduação em Letras e demais interessados

Sobre o Período de Inscrição

Sem apresentação de trabalho: 01/10/2020 a 11/11/2020

Com apresentação de trabalho: 01/10/2020 a 18/10/2020

Para a inscrição de trabalho, o participante deve efetuar sua inscrição neste sistema e enviar o arquivo do seu trabalho para o e-mail: sple.uem20@gmail.com

Objetivo Geral

O objetivo do XIII Seminário de Pesquisa em Letras (XIII SPLE) e o II Encontro de Egressos é o de proporcionar a integração entre ex-alunos do Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE) da Universidade Estadual de Maringá (com dissertações e teses concluídas), os demais que já estão em fase de dissertação e tese, os alunos da graduação que desenvolvem projetos de iniciação científica (PIC e PIBIC), bem como os recém-ingressos no Programa. O Seminário e o Encontro serão de suma importância para a integração entre ex-alunos do Programa, os atuais alunos, que estão ou em fase de dissertação, tese ou em fase de créditos, os alunos iniciantes em pesquisa, e os alunos do curso de Letras da Instituição, os quais terão a oportunidade de conhecer as pesquisas em andamento ou concluídas no Programa de Pós-Graduação. Além disso, o contato entre a comunidade externa e o Programa poderá despertar interesse de professores das redes pública e privada de Maringá e região.

Objetivos Específicos

1. Proporcionar aos alunos do PLE a oportunidade de interlocução com outros pesquisadores para debaterem os seus próprios projetos de pesquisa;

2. Proporcionar aos alunos do PLE e a outros profissionais o intercâmbio de pesquisa em Estudos Linguísticos e em Estudos Literários;

3. Proporcionar aos alunos egressos do PLE a oportunidade de divulgarem suas pesquisas, bem como discutir sobre os impactos/contribuições de suas pesquisas em sua formação docente continuada;

4. Proporcionar aos alunos da graduação um espaço de intercâmbio que lhes a oportunidade de interlocução com pesquisadores do PLE e com pesquisas em Estudos Linguísticos e em Estudos Literários;

5. Proporcionar aos alunos da graduação conhecer o trabalho desenvolvido pelo PLE.

Metodologia

O seminário, cuja carga horária será de 28 horas, constará das seguintes atividades:

A) Conferência de abertura, cuja temática integrará reflexões sobre as duas grandes áreas do programa, considerando o desenvolvimento de pesquisas no cenário da Covid-19.

B) exposição de projetos de dissertação e tese por alunos regulares do PLE e consequente debate com professores;

C) exposição de projetos de iniciação científica por alunos de cursos de graduação em Letras e consequente debate com professores;

D) Atividades artístico-culturais.

Sistema de Avaliação

A frequência dos inscritos será feita mediante acesso aos links das atividades, via plataforma Moodle, conforme a programação do evento. Receberão o certificado de participação apenas os inscritos que tiverem frequência mínima de 75%.