Suporte - Educação a Distância da UEM






Webconferência RNP


O sistema de Webconferência da RNP é baseado no software ADOBE CONNECT e foi disponibilizado gratuitamente para as instituições de ensino superior e polos de apoio presencial que atuam no Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB.




RECURSOS BÁSICOS NECESSÁRIOS (para uso em PC e Notebook)

  • Headset (com conexão USB é melhor)
  • Webcam (o notebook deve usar a webcam integrada)
  • Plugin Adobe Flash Player instalado e atualizado. Clique neste link para atualizar o plugin do seu equipamento.
  • Conexão com a rede de Internet Banda Larga (Mínimo de 5 Mbps). É recomendado redes ADSL, já conexões a rádio tem problemas para usar este sistema. Além disso, é recomendado usar conexão a cabo, pois conexões sem fio não são recomendadas se estiver compartilhada com muitos usuários.
  • Sistema Operacional compatível: Windows, Linux Ubuntu (com restrições de recursos), Mac.
  • Navegador de Internet compatível: Internet Explorer, Mozila Firefox, Google Chrome, Safari.




TESTE DE CONECTIVIDADE E COMPATIBILIDADE

Clique no botão a seguir para testar conectividade e compatibilidade com o ambiente:

Teste de Conectividade


Caso não consiga baixar o plugin do "Adobe Connect Add-in" no teste de conectividade, clique no botão abaixo para baixá-lo, descompacte e instale no seu PC (esse plugin não é essencial, mas melhora a experiência de uso do sistema):

Baixar Plugin (versão Windows)


Observação: Nos testes que realizamos o navegador Mozilla Firefox se mostrou mais compatível com o sistema do que os demais navegadores de internet.




LINK PARA ACESSO AO SISTEMA

O link da sala de Webconferência será informado por e-mail quando você receber convite para participar de uma atividade.




SUPORTE E AGENDAMENTO DO USO DO SISTEMA

Divisão de Tecnologia da Informação e da Comunicação - Fone: (44) 3011-4528 - E-mail: tic-nead@uem.br
Divisão de Ambientes e Mídias para Aprendizagem - Fone: (44) 3011-4094 - E-mail: midias-nead@uem.br




TUTORIAL BÁSICO - Webconferência RNP

Após ler as orientações iniciais acima para usar o sistema de webconferência da RNP, siga os seguintes passos:

O link da sala de Webconferência será informado por e-mail quando você receber convite para participar de uma atividade. Acessando o link você irá visualizar uma tela conforme a figura abaixo, onde deve informar o seu nome, quando for o caso, a sigla da instituição ou, se for tutor presencial, a cidade do polo de atuação.

Quando fizer o primeiro acesso com um determinado equipamento, é recomendável realizar a configuração do áudio. Quando participar de outra webconferência com o mesmo equipamento não será necessário configurar novamente.

Para configurar acesse o menu "Reunião" e escolha "Assistente de configuração de áudio" e siga as orientações apresentadas na tela de configuração, conforme as figuras abaixo.

Na Sala da Webconferência, em algum espaço vazio clique na tela com o botão direito do mouse e escolha "Configurações...", e confira as configurações conforme as figuras abaixo, observando se estão selecionados corretamente a "Câmera" e o "Microfone", caso não esteja selecione a opção correta.

Na barra superior da Sala da Webconferência (observe a figura abaixo) você encontra os controles básicos para participar da webconferência: Audio, Microfone, Webcam e Solicitar Participação.


Clicando no ícone do "auto-falante", conforme a figura abaixo, você ativa o "áudio" da conferência, ou seja, você ouvirá a fala dos participantes, para desativar clique novamente no mesmo ícone. Clicando no marcador para baixo (ao lado direito do ícone), você abre o menu de opções para o áudio.


Clicando no ícone do "microfone", conforme a figura abaixo, você conecta o seu microfone e a sua fala será ouvida na conferência. Para silenciar seu microfone clique novamente no mesmo ícone. Clicando no marcador para baixo (ao lado direito do ícone), você abre o menu de opções para o microfone.
ATENÇÃO: É recomendável usar um headset (fone de ouvido com microfone) quando estiver em um ambiente com ruído, além dele oferece melhor qualidade de áudio. Se o ambiente que você estiver for silencioso o headset pode ser dispensado, mas no caso de Notebook, você deve selecionar o microfone e auto-falante interno.


Clicando no ícone do "câmera", conforme a figura abaixo, você ativa a sua "Webcam", a princípio você terá uma visualização da imagem da sua Webcam, aproveite para fazer os ajustes necessários, para a imagem ser vista na conferência clique no botão "Iniciar compartilhamento".
Clicando no marcador para baixo (ao lado direito do ícone), você abre o menu de opções para câmera.

A princípio você terá uma visualização da imagem da sua Webcam, aproveite para fazer os ajustes necessários, para a imagem ser vista na conferência clique no botão "Iniciar compartilhamento".

Depois de compartilhar a imagem da sua Webcam, você tem a opção de pausar a imagem de seu vídeo (o que é útil se estiver em uma conexão lenta). Se deseja ocultar a imagem da sua webcam, clique em "Parar minha webcam".


Clicando no ícone do "Definir status", conforme a figura abaixo, você escolhe a opção "Levantar mão" para pedir o uso da palavra em uma conferência. Dependendo da configuração da Sala de Webconferência, o seu microfone somente será liberado depois de você pedir o uso da palavra e o administrador autorizar.


Você pode interagir com os participantes da conferência no "Bate-papo", conforme a figura abaixo.
No final do bloco "Bate-papo" há um campo para digitar o texto da mensagem e para enviá-la pressione "Enter" no seu teclado.


Um recurso muito útil na Webconferência RNP é o compartilhamento de tela e documentos. Neste recurso, um participante da conferência pode apresentar aos demais:

  • Slides
  • Documento (formato PDF)
  • Imagem
  • Quadro branco onde pode escrever ou desenhar
  • A tela de seu computador onde pode mostrar o funcionamento de um software ou uma página da internet


Para compartilhar um documento deve-se clicar no marcador para baixo (lado direito do botão "Compartilhar minha tela") e escolher a opção "Compartilhar documento" (veja figura acima). Na tela a seguir, pode ser selecionado um documento que já foi enviado (que consta na lista) ou enviar um novo arquivo, clicando no botão "Procurar meu computador...", conforme a figura abaixo.


No documento compartilhado, conforme a figura abaixo, você terá controles de navegação para mudar as páginas, você pode usar a "Seta" indicadora para apontar algo no documento, slide ou imagem, além de poder acionar a ferramenta "Desenhar" onde pode fazer anotações e desenhos na tela do documento apresentado.


OBSERVAÇÃO: Se for carregar um slide do Power Point muito grande com várias imagens (um arquivo pesado), converta-o para o formato PDF antes de enviá-lo, pois o sistema Webconf pode não conseguir carregar o slide original quando é muito pesado.




MATERIAIS

Slide sobre o sistema Webconferência Adobe Connect:

Baixar Slide


Apostila sobre o sistema de Webconferência Adobe Connect (Escola Superior de Redes da RNP):

Baixar Apostila


Descrição de equipamentos e materiais que compõem o kit de Webconferência usado no COU:

Baixar Lista